História do Paintball

O Paintball como Modalidade Desportiva

 O Paintball é um jogo de equipa, cuja origem remonta a década de 1980, onde os jogadores procuram eliminar de jogo os seus adversários ao atingi-los com bolas de tinta à base de gelatina, disparados por marcadores de paintball alimentados por CO2 ou Ar Comprimido. O Paintball é atualmente um dos desportos com maior aumento de praticantes no mundo, jogado em pelo menos 110 países e com certa de 15 milhões de jogadores devidamente oficializados (federados), mas com um numero bastante superior de praticantes “não-profissionais” ou casuais.

As partidas podem ser jogadas de várias formas, com objetivos diferentes; capturar a bandeira, eliminação de uma equipa, com ou sem um limite de bolas para o campo, ataque ou defesa de determinados pontos estratégicos (em situações de cenário específico). O tempo dos jogos pode ir desde meros segundos em vertentes mais competitivas, até horas ou dias em vertente recreativa ou cenário.

O Paintball tem várias vertentes, mas pode ser dividido em duas categorias principais: Recreativo e Speedball. A primeira categoria tem uma vertente recreativa, jogada em variados cenários quase sempre localizados no exterior, seja em cenário natural ou cenários pré-construidos geralmente jogado de forma casual, mas também com uma vertente competitiva.

Já a categoria de Speedball é uma vertente completamente competitiva, que é jogada em campo de relva sintética ou natural, com obstáculos dispostos de forma estratégica pelo campo, diferente em cada prova, de forma a manter a diversidade de cada prova jogada. Estas provas são geralmente jogadas a um nível competitivo bastante organizado, com torneios de toda a escala, desde o nível regional até torneios de dimensão e nível Mundial. Os jogadores e equipas desta vertente são maioritariamente profissionais, e geralmente suportados por empresas com modelo de negócio dentro e fora da modalidade. A modalidade de Paintball do Estoril Praia encaixa-se na vertente de Speedball, com uma Equipa Profissional e uma equipa de Formação, e em crescimento constante. A categoria de Speedball é caracterizada pelo seu ritmor de jogo bastante elevado, onde a condição física e velocidade de reação são são importantes como a capacidade de leitura de jogo. É portanto, uma modalidade com uma enorme vertente física, mas também uma tão importante vertente tática.

Os jogadores possuem equipamento específico para a prática da modalidade. A máscara é uma componente essencial para a prática do desporto, e em conjunto com o cumprimento das regras de segurança, faz do Paintball um dos desportos mais seguros e com menos lesões que existe. O restante equipamento consiste em calças e jersey específicas à modalidade, e outras proteções, como joelheiras, cotoveleiras, e luvas. O calçado é geralmente ténis / chuteiras para relva natural ou, mais fgrequentemente, para piso sintético. Os marcadores de paintball e acessórios directos (botija de Ar Comprimido e alimentador, denominado de “loader”) são desenvolvidos por empresas especializadas nesta modalidade, tento um alto nível de performance e segurança.