João Ferreira: “Com esta equipa consegues dar 110%”

Janeiro 15, 2018

"Foi a melhor época da minha vida"

João Ferreira chegou ao Estoril Praia há um ano e já se sente da casa. Diz mesmo que é aqui que quer continuar a ganhar. Na época que terminou sagrou-se campeão nacional de Triatlo Longo, Duatlo e Aquatlo e ajudou os canarinhos a consolidarem o seu espaço no triatlo português. Foi a melhoe época desportiva da sua vida. Entrevista de Cristina Caeiro

 Queres que te trate por “João” ou “Joãozinho”?

 João (Risos).

Porque é que na equipa és o Joãozinho?

 João Ferreira - O diminutivo surgiu pois todos os atletas no clube têm uma alcunha, ou praticamente todos, e como eu era o mais novo na equipa, penso que tenha passado por aí. (Risos)

Como e porque vieste para o Estoril Praia?

 JF - Eu tinha contrato na minha antiga equipa (SL. Benfica), mas entretanto o clube acabou por fechar as portas aos atletas que não estavam no projecto olímpico. Como treinava diariamente com o Bruno Pais (Estoril Praia), fui abordado tanto por ele como pelo Filipe Mendonça (coordenador da modalidade) e mal ouvi as palavras que tinham para me dizer, não hesitei.  Aceitei porque sabia que seria aqui que me sentiria bem. Independentemente do valor desportivo de cada um, é a equipa que mais valor tem de entreajuda e amizade: fazemos justiça ao lema #AquiNaoEsMaisUm

 "Aceitei vir para o Estoril Praia porque sabia que seria aqui que me sentiria bem. Não hesitei"

Esta foi a melhor época da tua vida desportiva?

 JF - Sim posso dizer que sim. Para mim, todas as épocas são de aprendizagem e no meu caso tento sempre ser regular ao longo do ano.  Esta época consegui 3 títulos de campeão nacional individual absoluto e 4 de sénior.

A nível internacional fui muito regular também e consegui o meu melhor resultado de sempre numa Taça da Europa de Elites de Triatlo no Funchal.  Nada disto seria possível sem o apoio da minha equipa. Qualquer um deles. Com esta equipa consegues realmente dar 110% quando estás a 100%.

“ Esta época consegui 3 títulos de campeão nacional individual absoluto e  4  de sénior

 Ser campeão de triatlo longo tão cedo, com 24 anos, estava nos teus planos?

JF- A meio da época e tendo em conta a data do campeonato nacional de longa distância, (Novembro) passou claramente a ser um objectivo. Sabia que era possível. Treinei sem lesões e sentia-me confiante no trabalho com o meu treinador Paulo Antunes e o resultado ficou a vista. A minha equipa apoiou-me também imenso. Tivemos um ambiente "mágico" fantástico.

Como sentes o lema do clube #AquiNaoEsMaisUm?

 JF - Sinto-o letra a letra, sem tirar nem pôr. É isso mesmo a nossa equipa!

“Sabia que era possível ser campeão de triatlo longo. Treinei, sentia-me confiante e a equipa apoiou-me imenso"

Quais são os teus objectivos para a próxima época?

JF - Os meus objectivos esta época passam por conciliar o curso que estou a tirar com o Triatlo. Tentar conciliar ao máximo.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *