ONU: Estoril Praia compromete-se com 20 medidas para mudar o mundo

Fevereiro 23, 2018

O Estoril Praia é o primeiro clube do mundo a comprometer-se, através de 20 medidas concretas, com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

O clube do concelho de Cascais compromete-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável  (ODS) aprovados pela Assembleia Geral da ONU e conta com o apoio do Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental.

“Entendemos que o Estoril Praia, como instituição de interesse público e ciente da sua responsabilidade social, não poderia de deixar assumir o seu papel nesta iniciativa global, onde o contributo e o exemplo de todos será determinante para o seu sucesso, de modo a tornarmos cada medida uma resposta às necessidades e aos desafios de desenvolvimento sustentável aplicados a nível global. Apelamos a todos os clubes do mundo que sigam o nosso exemplo. O mundo do desporto tem uma palavra a dizer e um papel a desempenhar. Este é um apelo no âmbito dos conhecidos 5 P’s: Paz, Pessoas, Parcerias, Prosperidade e Planeta”, explica Alexandre Faria, Presidente do Estoril Praia, que fez chegar os seus compromissos à ONU através da Câmara Municipal de Cascais.

Entre as 20 medidas apresentadas, destacam-se, por exemplo, a missão dos atletas em ações de voluntariado junto da comunidade, a aposta no futebol feminino e na academia de futebol feminina (dos 8 aos 12 anos) e o compromisso de triplicar o número de mulheres nos órgãos sociais como forma de fomentar a igualdade de género. A imagem dos ODS estará presente na camisola oficial da equipa do Programa Elite, composta por jovens oriundos de vários cantos do mundo.

“Neste momento já temos vários programas que se enquadram nos objectivos da ONU, mas queremos ir mais longe. Temos homens e mulheres de todas as idades a praticar desporto dentro e fora da vertente competitiva, estimulando o envelhecimento activo. Temos apostado em modalidades que protegem e valorizam a vida marinha, como a fotografia subaquática, e estamos a trabalhar também no combate às desigualdades e na promoção das energias renováveis e acessíveis”, detalha Alexandre Faria.

Conheça AQUI as 20 medidas apresentadas pelo Estoril Praia à ONU através do Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental e com o apoio da Câmara Municipal de Cascais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *