Quase 20 países num treino? A bola resolve!

Setembro 25, 2018

Da China à América do Sul, passando pelo norte da Europa e pelos balcãs. Há ainda os Estados Unidos da América e a Austrália. O mundo cabe inteirinho na Escola de Futebol do Estoril Praia: quase 300 crianças de 17 nacionalidades.

Faltam 1o minutos para as cinco da tarde de uma terça-feira de Setembro. Rafael Ribeiro prepara o saco das bolas e o resto do material que vai dar cor ao treino. Ao longe, pequenos ponto amarelos saltitam no sintético à espera do mister. Na turma dos sub-7 há, para já, sete crianças de nacionalidades diferentes. Da China à Austrália são meia dúzias de passes, mais ou menos certeiros, porque nesta coisa do futebol a Língua é redonda. "A maioria percebe Inglês, mas se não perceberem eu falo por gestos e muito devagar", explica Rafael.

À medida que a tarde avança, o mundo vai rolando pelos vários relvados do Estoril. Num dos cantos do Centro de Treinos, Hanna, uma mãe sueca que viu o filho nascer na Austrália, assiste ao desfile das Nações: "Este espírito de abertura do clube é fantástico". Enquanto os pais sorriem, os filhos divertem-se num silêncio mágico. Não há palavras. A linguagem  do futebol é universal e Rafael sabe disso. É preciso dar ao tempo o tempo para que seja tudo natural. "Daqui a um mês e meio eles já falam todos português uns com os outros. No ano passado tinha um menino chinês tão pequenino, tão pequenino, que nem Chinês sabia falar", conta o mister.

A Escola de Futebol Estoril Praia funciona de segunda a sábado, para crianças dos 4 aos 13 anos. A azáfama começa às 17 horas e só termina depois das 19h. O cenário desta terça-feira repete-se durante toda a semana. As inscrições esgotaram em 15 dias e as listas de espera não param de crescer. Juntos estamos a construir uma #EscolaComCredito.

Lista de Nacionalidades na nossa Escola de Futebol:

Macedónia, Moldávia, Suiça, Dinamarca, Itália, Alemanha, Brasil, Espanha, Polónia, China, Roménia, Franca, Austrália, Estados Unidos, Reino Unido, Holanda e Portugal. 

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *