Triatlo David Vaz: Dobradinha de saudade

Setembro 12, 2017

Bruno Pais venceu o Triatlo David Vaz que se disputou este domingo no Fundão. O triatleta canarinho completou os 1,5  kms de natação, 40 kms de ciclismo e 10 kms de corrida em 2h08, seguido pelo companheiro de equipa Rafael Delaunay Gomes. Miguel Guerreiro fechou a equipa também em honra do amigo.

 "O David era um amigo muito especial e esta é a melhor homenagem que lhe posso prestar, a ele, à família e à nossa amizade", explicou Bruno Pais ao cortar a meta.  Como se ouviu no final da prova, podia haver outro vencedor, mas não era a mesma coisa. Amigos desde sempre, Bruno Pais e David Vaz estiveram sempre juntos pelo desenvolvimento do triatlo.

O Estoril Praia Fisiogaspar fez questão de marcar presença no Fundão porque o nome do David também ficará para sempre associado à equipa. O fundanense participou na reunião onde tudo começou, como explica Filipe Mendonça, coordenador da secção: "O David era amigo do Bruno Pais e do Miguel Guerreiro. Um dia fomos almoçar os quatro porque queríamos criar a equipa, mas eu tinha medo da aventura. Na altura não conhecia muito da estrutura da modalidade e temia a logística, também não conhecia atletas, nem treinadores, enfim...  Lembro-me que o David desmistificou tudo nesse almoço, deu-nos força, pediu para avançarmos sem medos e até sugeriu logo um triatleta. Ele fez-nos acreditar". É  também por isso que os canarinhos fazem questão de envergar a imagem da Associação David Vaz no equipamento, para sempre!

Quem é o David?

Nasceu a 7 de junho de 1978 no Fundão, onde estudou e viveu até aos 18 anos altura em que entrou no curso de Engenharia Geográfica da Faculdade de Coimbra. Viveu em coimbra entre 1996 e 2002, ano em que concluiu a licenciatura. Estagiou no LNEC e ainda exerceu nesta área profissional durante algum tempo. No entanto esta atividade não o satisfazia nem preenchia. Assim que foi convidado em 2005 para trabalhar como diretor geral na Federação de Triatlo não hesitou em dedicar-se a tempo inteiro àquilo que o apaixonou desde cedo:o desporto.

Colaborou como speaker com empresas de eventos desportivos e fez comentário desportivo em programas de televisão. O ciclismo, o atletismo e até o biatlo eram modalidades com as quais vibrava.

O David respirava vida, contagiava energia, era um otimista nato. Praticou atletismo, ciclismo, triatlo e montanhismo.

Faleceu a 22-08-2016, vítima de tumor cerebral que lhe foi diagnosticado em 5 de Julho de 2014, depois de submetido a três intervenções cirúrgicas e de uma luta titânica pela vida. A DAVID VAZ Associação será a imagem do seu sorriso e terá a nobre missão de organizar eventos desportivos e outros, para reunir donativos que sirvam para apoiar a investigação clínica, nomeadamente na área dos tumores cerebrais.

Fotografias: Clarisse Henriques

 


Comments

  1. Álvaro Roxo Vaz - Outubro 14, 2017 a 10:17 pm

    Sou o pai do David e quero expressar aqui toda a minha gratidão por ajudarem a partilhar a mensagem que ficou para além do David e que pretende ser atingida através da DAVID VAZ Associação, alcançando esta os seus objectivos na ajuda à investigação com resultados que permitam livrar outros do terrível destino de que o David não conseguiu livrar-se. O David lhes diria: Bem-Hajam.
    Álvaro Vaz

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *