Modalidade Paintball

As Posições num campo de Paintball

Os jogadores na categoria de Speedball assumem dentro de campo determinadas posições, cada uma com características diferentes. Embora muitos jogadores se especializem em posições específicas, é frequente alguns jogadores serem polivalentes a ponto de conseguirem desempenhar variadas posições em campo a um nível competitivo. As posições desempenhadas são geralmente:


Back Players

Distribuidor: Tal como o nome dá a entender, o Distribuidor atua como um “Pivot”, organizado a equipa dentro de campo, através da sua capacidade de comunicação e leitura de jogo, podendo assim “distribuir” a sua equipa consoante as necessidades imediatas do jogo em questão, a tática, entre outros. Este jogador ocupa tradicionalmente uma posição recuada e defensiva no campo, de forma a ter uma melhor noção do estado do jogo e poder orientar de forma eficiente a sua equipa. Em caso de elminação de algum jogador na sua equipa, o Distribuidor geralmente procura ocupar uma posição que possa compensar da melhor forma possível essa ausência.

Base: O Base tem no Paintball, a função de ocupar posições nas zonas extremas do campo, geralmente no obsctáculo mais próximo de cada linha lateral. Este posicionamento permite ao jogador, assumir uma posição privilegiada no campo, que lhe permite não só procurar prever, alertar e impedir jogadas de desequilíbrio no campo, como também auxiliar o seu jogador avançado de forma a que o mesmo possa realizar essas jogadas de desequilibrio sem ser eliminado da partida. Em caso de elminação do jogador avançado, o base é tradicionalmente, o jogador mais bem posicionado para assumir essa nova posição em campo, sendo que os jogadores base são, por vezes, especialistas em assumir também eles posições avançadas.

Insert: O Insert ocupa uma das posições mais complexas numa equipa de Paintball. Um jogador que desempenhe a posição de Insert deve ser eficiente em posições recuadas bem como em posições mais avançadas, possuindo reflexos rápidos e noções de jogo avançadas. É frequente o jogador neste posição começar bastante recuado no incício de um jogo e realizar num determinado momento movimentações características de jogadores avançados.


Front Players

Chama: Esta posição assume este diminutivo pois o jogador que a desempenha joga maioritariamente em obstáculos triangulares, com a forma de uma chamuça ou Dorito (sim, os salgados). Este jogador goza de uma posição que lhe permite ter uma visão privilegiada do campo, e em relação aos seus adversários diretos. É uma posição que pode ser essencial em determinadas estratégias e / ou campos. Um jogador que desempenhe esta função deve ser rápido, ter bons reflexos e capacidade de desequilibrar um jogo através do seu posicionamento e / ou movimentação. No caso da eliminação de um Chama, um jogador Base assume geralmente essa posição.

Cobra: O jogador que assume esta posição ocupa uma das posições mais complicadas de execução, mas em compensação, das mais compensadoras no jogo. Este jogador ocupa uma posição do campo composta po obstáculos cilíndricos deitados, geramente separados por obstáculos pequenos a dividir os mesmos, em formato de uma cobra. Um jogador que jogue nesta posição deve ser bastante ágil para se poder movimentar rapidamente nessa zona, mas ao mesmo tempo deve perceber o seu posicionamento, bem como os momentos ideiais para aparecer, desaparecer e se movimentar, de forma a eliminar o máximo de jogadores adversários, ou pelo menos, causar o máximo de desequilibrio possível na tática do adversário, resultando em eliminações da parte dos restantes membros da sua equipa. Um jogador Cobra decide, muito frequentemente, o resultado de uma partida através das suas acções. Em consequência, a eliminação de um jogador Cobra pode terminar quase por completo os esforços atacantes dos membros da sua equipa.

M player (ou W): O jogador que assume esta posição tem como objetivo chegar sem ser eliminado a meio do campo, ocupando um obstáculo com o formato W, que lhe permite movimentar-se com extrema facilidade de forma a causar desequilibrios e elminações em qualquer lado do campo, inclusive impedindo qualquer movimento adversário devido à sua posição privilegiada e avançada no campo. Esta posição pode ser tão vantajosa como arriscada, e nem sempre é aplicável para qualquer campo e / ou tática, pois nem sempre o proveito que consegue tirar compensa o risco. O grande risco que esta posição tem é a de ficar completamente neutralizado e geralmente eliminado, se a equipa adversária conseguir ocupar posições mais avançadas pelo campo, cortando bastante o leque de opções e movimentações do jogador que ocupar esta posição.


O Paintball em Portugal

O Paintball em Portugal tem contornos pioneiros na modalidade. Portugal tem a Federação Portuguesa de Paintball, que procura zelar pelos interesses dos praticantes da modalidade, tendo já assegurado a proteção e correta imagem do Desporto face à Lei Portuguesa.

Já a nível de equipas, Portugal foi um dos países onde os clubes desportivos passaram a apostar no Paintball para além das associações especializadas nesta modalidade. Atualmente, podemos ver no Campeonato Naciomal, além do Estoril Praia, clubes como o Sport Lisboa e Benfica, Sporting Club de Portugal, Beira-Mar, Grupo Desportivo Os Amarelos e Moreirense a competir entre as equipas de nome tradicional (geralmente associadas a uma associação), e clubes como Os Belenenses, Damaiense, Boavista, Sassoeiros, Sport Algés e Dafundo, Vitória de Janes, que já fizeram parte do Circuito Nacional na modalidade de Paintball. Este fenómeno é diferente dos restantes países, onde são frequentes os nomes de equipas de Paintball com nomes próprios e geralmente exclusivos a essa modalidade.